Entenda melhor seu cão

Apesar de estarmos ao lado deles há milhares de anos,  conviver e se comunicar com os cães não  é tão fácil quanto pensamos.

Talvez o erro esteja em não entendermos as proporções da nossa evolução e a dos cães. O tempo passa, tudo se desenvolve. Ao longo dos anos aprendemos a cuidar melhor da pele, do cabelo, da saúde e estética em geral. Desenvolvemos condutas de comportamento, ética, tecnologia, enfim… Mas até que ponto isso é favoravel em relação ao modo como tratamos os nossos cães? Não podemos esquecer que nos somos humanos e eles não. Com as possibilidades que o mercado PET nos oferece atualmente fica difícil ter dicernimento do que nós queremos para nossos cães, e do que eles realmente querem ou precisam.

Para conseguirmos entender isso precisamos analizar o cão na sua essência. De onde eles vêm? Como se organizam?

Todos já ouviram falar em matilhas de cães. Mas você pode pensar: – Eu não tenho sete cães, tenho apenas um. Ele nao vive em matilha.

Engano seu! Os cães não reconhecem nossa superioridade intelectual, de humanos.

Um, três ou dez cães pensam e agem da mesma forma, ou seja, independente da nossa vontade os cães vivem em matilha, que tem uma organização complexa. Há quem diz que os cães não são lobos, realmente não, sao cães, que são uma subespécie de lobo. Todos são canideos, e tem o comportamento muito semelhante – isto é um fato. Na natureza os lobos se organizam em grupos de 2 a 7 membros e a hierarquia é muito bem definida, quem burla as regras é exemplarmente punido pelo lider da matilha.

Na sua casa você é o lider, pelo menos deveria ser. O cão vive em casa, mas, instintivamente, ele entende a família como seu grupo, sua matilha. Se ele não sente seguranca na sua lideranca, fica confuso e pode se tornar um cachorro frustrado e infeliz, as vezes até agressivo. Isso nao quer dize que você esteja o maltratando ou que seu cachorro é maluco, apenas que vocês não estão se entendendo. Liderança nao quer, em hipótese alguma, dizer violência. Nós estamos falando de firmeza, que e essencial nessa relação. Cada cão e um indivíduo único, por isso nós não podemos generalizar, cada caso é um caso. E obviamente, que não podemos tratar um cãozinho pequeno como um york, pichcher ou viralatinha  da mesma forma que tratamos um cão grande e forte. E mesmo dentro da mesma raça, temos personalidades bem distintas, mesmo possuindo caracteristicas que sao comuns a raça. De qualrquer forma todos eles precisam de lider.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s