Abandono

Falar de abandono é sempre muito dificil, principalmente para nós que lidamos com esse problema no dia a dia.
É um assunto muito triste, se torna mais triste ainda quando vemos que o número dos casos só aumenta, ao invés de diminuir.

No nosso caso em particular, nunca comseguimos pegar o criminoso em flagrante, sempre nos deparamos com os cães ou gatos já em situacao de abandono. Dos nossos 12 cães, 11 são vítimas de abandono, sem falar dos outros que resgatamos e conseguimos adotantes para eles.

Enfim…a principal pergunta é Porque abandonar, para que tanta crueldade?

Nós domesticamos os cães, fizemos associação com eles há milhares de anos. O tempo foi passando e os animais domésticos foram introduzidos cada vez mais dentro das nossas casas, dentro das nossas vidas. Gostamos da companhia deles, sabemos que não há amigo mais fiel do que o cachorro. Ou seja nós os fizemos estarem presentes conosco. Mas até onde vai o bom senso humano, a racionalidade, o caráter e a responsabilidade?

Temos que entender que os cães, gatos, cavalos etc. são animais VIVOS, tem uma média de vida relativamente longa e precisam ter suas necessidades
respeitadas.

A maioria dos animais abandonados, é adiquirida  pelo dono no impulso, não se leva em consideração que um cão demanda muitos gastos, boa alimentalçao, veterinario, higiene, treinamento, etc.  Desta forma, o que era um filhotinho fofo se transforma em um problema, e na mente ignorante a solução é o abandono.

Não fazemos isso com nossos semelhantes humanos, não fazemos porque a sociedade não aceita, porque consideramos inconsebível essa forma de tratamento para humanos. Tá bom, e os animais? Não merecem o mesmo respeito? Isso está errado! Precisamos urgente mudar esta mentalidade.

Precisamos aprender a viver com os animais de forma descente, respeitando os e as suas necessidades.

O mercado Pet, que vem se desenvolvendo estrondosamente, acaba estimulando a humanização de cães que, na realidade se tornam totalmente frustrados. Aí que vem o problema, os cães frustrados não tem o comportamento desejado, e muitas vezes este cão  é punido com o abandono, sendo que na realidade, a culpa dele estar com coportamento errado é justamente do seu dono.

É muito difícil nós assumirmos que tratamos os nossos animais de forma errada, que não podemos despejar em cima deles as nossas expectativas, como ja disse nos posts anteriores, cães não são humanos, e nunca serão, porém desaprendem a ser cachorro, e é isso que os frustra. Cães tambem tem depressão, cães ficam doentes mental e fisicamente. E caso alguem não saiba, é muito dificil tratar os traumas dos cães que sofrem abandono. Alguns, nunca se recuperam. Isso quando o bicho consegue a sorte de ser resgatado, milagre este que acontece com uma porcentagem muito pequena desses animais.

Então qual é a solucao?

Esta justamente em aprender a lingua dos cães, se todas as pessoas procurarem e forem atrás do conhecimento, aí sim poderemos falar em Posse Responsavel com orgulho. Se você sabe se comunicar com seu cachoro, nunca tera problemas com ele, e ele sabera como se comportar com você.

Isso sem falar que abandono é CRIME FEDERAL! E você deve denunciar, não se omita, não fuja da cidadania.

Se o animal estiver correndo risco de morte eminente, ligue para o 190 e faça exigir os direitos dos animais assegurados em leis federais, estaduais, municipais e mundiais! Cite o artigo 225 da Constituição Federal e Decreto 4.645 art. 1o de 34 que diz que os animais são tutelados do Estado.

Vamos mudar essa historia, vamos respeitar todas as formas de vida,  abandono é cruel demais para ser tolerado.

A nossa realidade de abandono deve nos fazer refletir a respeito das nossas atitudes. Se nao for adotar um animal, voce pode ajudar as Ongs que ajudam os animais, e que precisam de muita ajuda para continuar ajudando.

Ter um amigo cão é uma alegria indescritivel. Adotar é uma alegria em dobro, pois soma se um ato de amor. Adote!

Cães, gatos e outros animais têm direitos. Homens não podem tudo!215444_305795759517606_583865226_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s