A escolha do cão certo

Antes de decidir ter um cachorro veja se você esta pronto e que tipo de cão você deve escolher para ser seu companheiro pelos próximos 10 ou 15 ANOS.

Um cão, seja ele qual for, precisa de cuidados, atenção, deve ser ensinado, ter horários para comer, passear, brincar, cuidados veterinários, ou seja, muita responsabilidade. Se você não tem tempo para isso, talvez a escolha de um gato seja mais indicado. Fora isso,  o tipo de espaço que você tem é muito importante pra definir que tipo de cão pode se adaptar ao seu estilo de vida.

ADOTAR ou COMPRAR?

Vivemos um problema social muito grave, que é o grande número de cães nas ruas ou em abrigos a espera de adoção. Você pode encontrar cães de todos os tipos, tamanhos e personalidade. De filhotes a cães adultos ou velhinhos. Até mesmo cães de raça ou de guarda. A maioria destes cães já tem uma história de vida e muitas vezes de maus tratos.

diliminha

Se resolver adotar um destes cães (conferira a nossa página ADOTAR É O BICHO! e conhecer lindos cães para adoção), você deve ter paciência com ele, e aos poucos ganhar a sua confiança, optar por um filhote, ou mesmo um cão de idade jovem.

Mesmo entre os cães sem raça definida, podemos observar características de personalidade com base nas características das várias raças existentes e então escolher o amigo que mais se adequar a você, seu lar e estilo de vida.

Os cães de raças tem características de personalidade bem definidas e algumas raças despertam o desejo de milhares de pessoas ao redor do mundo. A criação e comércio de cães se tornou um mercado muito grande que ainda se expande para alimentação, cuidados de higiene e uma infinidade de outros produtos para pets.

Se sua opção for a compra, a dica mais importante é de que tipo de criador você vai encontrar o seu amigo. Há muitos criadores que exploram seus cães e transformam suas criações em verdeiras fábricas de filhotes, mantendo seus cães confinados e sem proporcionar toda a qualidade de vida que falamos acima e que é tão necessária para estes nossos companheiros e isso com a única finalidade de lucro. Muitos destes filhotes nascem com problemas congênitos ou com desvio de personalidade devido a cruzas sem a menor preocupação com a escolha dos pais.

É claro que há criadores sérios, que se preocupam com a manutenção e aprimoramento da raça, e que podem proporcionar excelentes cães onde você tem acesso a informações sobre a personalidade e saúde dos pais, avós e etc. As cadelas matrizes tem um período de descanso entre as gestações e idade para se aposentar. Estes cães recebem todo o cuidado que precisam e com certeza custam bem caro. Por isso investigue muito bem o canil onde nasceu o seu amigo e desconfie de preços baratos. O desejo de ter um cão de raça não deve NUNCA justificar a escolha de um canil duvidoso, levando em consideração o preço baixo. Lembre, criar cães saudáveis de forma correta CUSTA CARO.

Consultar um especialista em comportamento canino é uma boa dica seja optando pela adoção ou pela compra, receber uma orientação profissional pode ajudar a melhor escolher o perfil do seu cachorro e estabelecer um bom relacionamento entre você e seu amigo, e se seu amigo já for crescido, proporcionar uma adaptação mais rápida e suave.

Ter um bicho de estimação é uma decisão muito importante e a POSSE RESPONSÁVEL deve ser levado a sério. Você não precisa ter um cachorro ou um gato ou qualquer outro bicho, mas se resolveu ter então deve cuidar dele para o resto de sua vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s